Projet

  ____________________________________________

AIT 2014. Os 150 anos da primeira internacional.

A associação internacional de trabalhadores (AIT), primeira internacional operária, nasceu ao 28 de setembro de 1864 em Londres. Destacar os 150 anos da AIT é uma boa maneira de (re)meter ao primeiro plano a ideia de coordinação internacional de trabalhadores contra ao capitalismo. Pode também ser uma ocasião de discutir um objectivo que estava em debate, 15-20 anos atrás, na extrema esquerda : construir organisações unificando varias correntes e sensibilidades do movimento operário e revolucionário, como os anarquistas e os marxistas.   

O conjunto vocal dos “sem nomes” propõe de iniciar um evento sobre os 150 anos da AIT, os 13-14-15 junho 2014 à Nancy. Ele inicia  o projeto mas não quer ser o único organizador : sindicatos, associações, revistas, rêdes diversas que se reconhecem na herança revolucionaria e internacionalista da AIT devem poder juntar-se a organisação do evento. Tambem pode ser o caso d'outros projetos culturais ou universitários , que queiram igualmente fazer parte desta manifestação.

Ao dia de hoje, temos disponível um lugar com dimenção suficiente ( varias salas + um terreno, que pode acolher centenas de pessoas, que permite ter um palco, stands, etc...); temos possibilidade, para as pessoas exteriores,  de alojamento para  150 pessoas por um preço moderado ( 20€/noite), ou de alojamento militante.
Conjugado a este evento, Jean-Luc Marino, pensa realizar um documentário sobre os 150 anos da AIT, para depois ser transmitido pela rêde publica de televisão.


Os primeiros pontos considerados do programa são os seguintes (lista não fechada) :

  • Uma réunião internacional, com militantes sindicalistas e revolucionários de diférentes paises ( Grécia, Tunisia, Egipto, USA …);
  • Uma manifestação internacional na cidade.
  • Varios debates : históricos, sobre a atualidade internacional, sobre as revoluções do mundo árabe, a coordinação de lutas na Europa;
  • Um “salão do livro”, com revistas e editores de intervenção .
  • Projeções de filmes e debates com cineastas
  • Debates com sociólogos e historiadores conhecidos, organizados por / com pessoas ou sindicatos da faculdade.
  • Uma parte de canto de côro : o côro dos “sem nomes” convidara duas o três côros révolucionnarios de Ingleterra, Italia, Alemanha...
  • Uma parte musical e de festeijo : com bandas militantes mas também musicas, para animar a noite do sábado.
  • Representações artisticas com as exposições corespondentes, torneios desportivos ( “pétanca”, ping pong, pesca ), jogos do circo com cristãos devorados por leões.

 

Joomla SEO by AceSEF

 

retour weekend 150

Agenda

◄◄
►►
septembre 2017
Lun Mar Mer Jeu Ven Sam Dim
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Soutien

 150 ans de la première internationale
 Afficher votre soutien
sur votre site ! 

_________________________________